terça-feira, 23 de agosto de 2011

Ofertas da Fabrica de Farinhas Lusitana

Numa acção promocional a Fábrica Lusitana presenteou os blogues que fazem parte da selecção dos"Os Melhores Blogues Portugueses de Culinária" com um vale de 15,00€ em compras na e-mercearia.

 
 
O "e-mercearia" é um site de compras dedicado aos produtos das marcas Espiga e Branca de Neve. 
Prometo divulgar aqui as iguarias confeccionadas com os produtos oferecidos!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Partilha de noticias.

Na semana passada recebi um email que começava da seguinte forma:

O seu Blogue foi um dos seleccionados para ingressar nos “Melhores Blogues Portugueses de Culinária”.

Qual era o meu espanto quando constatei que o Simplesmentecristina- Prato Principal, passava a fazer parte desta selecção da Fabrica de farinhas Lusitana, detentora das marcas Espiga e Branca de Neve

Agradeço a confiança !

sábado, 6 de agosto de 2011

Corvina Assada com Erva príncipe


Agosto, férias e calor……uma combinação que se coaduna com dias descontraídos onde os horários são negligenciados a favor de momentos de relaxamento!
O mesmo se passa na minha cozinha, em que os cozinhados elaborados e de texturas mais consistentes dão lugar a preparações mais simples e leves.
Corvina com Erva príncipe


Pegue em postas de Corvina fresca (eu optei por separar a carne da espinha dorsal e cortei em lombinhos).
Tempere o peixe com flor de sal e  erva princípe fresca e finamente picada. Como se trata de peixe fresco, não necessita de mais temperos.
Pré-aqueça o forno e coloque as postas de peixe dentro de quadrados de papel de alumínio e embrulhe por forma a ficar com espaço dentro, mas completamente selado de todos os lados. Coloque os embrulhos dentro de um tabuleiro e leve a assar. Dependendo do forno, 20 minutos é suficiente.
Se for como em que dispenso as triviais batatas cozinhas, acompanhe com uma salada e regado por um delicioso vinho branco do Douro!
DG - D Graça Branco 2009, gentilmente cedido pela Garrafeira/casa gourmet Copo D'uva de São João da Madeira. Um vinho leve, ligeiramente seco, a companhia perfeita para esta Corvina!

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Tagliolini nero di sepia salteado com gambas e tomate seco em balsamo de azeite e salsa frisada

A temperatura finalmente começou a subir aqui no norte do País! E começa a apetecer uns jantares mais leves, de inspiração marítima e de vocação mediterrânica. E assim vos apresento este Tagliolini nero di sepia, que não é mais que uma massa do tipo tagliatelle, mas mais fina que contem tinta do choco, e que lhe confere um sabor único a mar!
Tagliolini nero di sepia a salteado com gambas e tomate seco em balsamo de azeite e salsa frisada



- Tagliolini nero di sepia cozido (de acordo com o tempo indicado na embalagem), em água temperada com sal, um fio de azeite e um dente de alho inteiro (é assim que eu cozo as massas).
- 400 de gambas cruas descascadas;
- Tomates secos hidratados em água ou então utilize dos que já vêm frasco ou embalagem hermética já hidratados e com tempero de ervas;
- 2 Chalotas picadas finamente;
- 3 dentes de alho laminados;
- Azeite virgem;
- Salsa frisada, fresca e picada finamente.
- Sal e pimenta.

Deite azeite numa frigideira de fundo espesso e acrescente as chalotas e os alhos. Deixe saltear por breves minutos antes de juntar as gambas. Deixe saltear por 5 minutos em lume forte para que as gambas cozam mas em simultâneo ganhem uma crosta crocante. Junte os tomates secos já hidratados, escorridos e partidos em pedaços. Deixe saltear maus uns breves minutinhos e tempere tudo com sal e pimenta miúda na hora.
Junte ao salteado a massa cozida e escorrida e polvilhe com a salsa picadinha. Leve novamente ao lume e agite vigorosamente a frigideira para que as gambas e o tomate se envolvam com a massa e para que a salsa aqueça apenas o suficiente para libertar todo o seu aroma!
Deliciem-se com este prato na companhia de um Vinho Branco.