A temperatura finalmente começou a subir aqui no norte do País! E começa a apetecer uns jantares mais leves, de inspiração marítima e de vocação mediterrânica. E assim vos apresento este Tagliolini nero di sepia, que não é mais que uma massa do tipo tagliatelle, mas mais fina que contem tinta do choco, e que lhe confere um sabor único a mar!
Tagliolini nero di sepia a salteado com gambas e tomate seco em balsamo de azeite e salsa frisada
- Tagliolini nero di sepia cozido (de acordo com o tempo indicado na embalagem), em água temperada com sal, um fio de azeite e um dente de alho inteiro (é assim que eu cozo as massas).
- 400 de gambas cruas descascadas;
- Tomates secos hidratados em água ou então utilize dos que já vêm frasco ou embalagem hermética já hidratados e com tempero de ervas;
- 2 Chalotas picadas finamente;
- 3 dentes de alho laminados;
- Azeite virgem;
- Salsa frisada, fresca e picada finamente.
- Sal e pimenta.
Deite azeite numa frigideira de fundo espesso e acrescente as chalotas e os alhos. Deixe saltear por breves minutos antes de juntar as gambas. Deixe saltear por 5 minutos em lume forte para que as gambas cozam mas em simultâneo ganhem uma crosta crocante. Junte os tomates secos já hidratados, escorridos e partidos em pedaços. Deixe saltear maus uns breves minutinhos e tempere tudo com sal e pimenta miúda na hora.
Junte ao salteado a massa cozida e escorrida e polvilhe com a salsa picadinha. Leve novamente ao lume e agite vigorosamente a frigideira para que as gambas e o tomate se envolvam com a massa e para que a salsa aqueça apenas o suficiente para libertar todo o seu aroma!
Deliciem-se com este prato na companhia de um Vinho Branco.