quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Tarleletes de Espinafres



Mais uma semana passada, desta feita com muita atividade…

Um Show cocking para comemorar o dia Mundial da Alimentação, as estatísticas do blog tal como no passado voltaram explodir e esta semana atingimos a barreira das 60 000 visitas ao blog!

A proposta para fazer dois workshops da minha cozinha em dois locais bem distintos…um num ginásio e outro num Restaurante/loja gourmet……..

Aos pouco a vida volta a ganhar sentido e a vontade de ir mais alem também aumenta, porque quem me conhece sabe que eu estou sempre a procura de novas metas e desafios e sempre com vontade de saber mais!

Em breve o Blog vai mudar de estratégia…..Preparem-se para o Novo Simplesmente Cristina!

This baby is going to power up!


Mas para explicar tudo haverá um artigo inteiramente dedicado às alterações do blog.



tartes espinafres
Tarteletes de espinagres

Mas para já vamos lá as nossas tarteletes de espinafre que tanto furor fizeram no dia do movimento do Agrupamento de Escolas Oliveira Júnior.

Como ando sem paciência para fazer massas – neste caso massa quebrada …..pois a minha Bimby ainda não retornou às mãos da sua amada proprietária.

1 embalagem de massa quebrada;

Recheio:

2 alhos francês

1 dente de alho

50 g de azeite

2 molhos de espinafres

1 lata pequena de milho doce

4 ovos

1 embalagem de queijo Quark (0% gordura) – compro no Lidl ou 200 ml de leite ou

sal

pimenta e noz moscada moídas na hora

1/2 colher de café de endro moído

1/2 colher d echá de oregãos



Preparação:

Estenda a massa e forre forminhas de tarteletes ou tarteira (se quiser fazer o formato tarte), corte o excesso de massa com uma faca e reserve.



Recheio:

Ligue o forno a 200ºC.

Corte o alho francês e leve-o a refogar com o azeite, juntamente com o dente de alho picado.

Junte as folhas de espinafres lavadas e saltei tudo junto, até os espinafres estarem cozinhados (ao usar diretamente o espinafre sem o cozer em agua quente estamos a aproveitar na integra todas as vitaminas que possuem). Quando pronto, acrescente o milho escorrido e reserve.

Numa taça, bata os ovos com um garfo. Junte o queijo e envolva. Tempere com sal, noz moscada e endro e oregãos. Junte-lhe o refogado e envolva.

Coloque este recheio nas tarteletes ou  tarteira.

Leve ao forno durante 30 minutos.



Ficam uma maravilha e são muito saudáveis!

Muffins de Salmão e espinafres

Pensei que já tinha publicado esta receita uma vez que foi a foto de fundo a página do facebook do blog durante vários anos!

Mas afinal estava em falta com a receita.

trata-se também de uma opção saudável, o um ingrefiente também pouco comum que é a Tapioca, mas que também pode ser versatil e que é muito saudável. esta receita é muito prática e acima de tudo muito mas muito saborosa!

espero que agrade....


Muffins de salmão com espinafres



  •  
  • 3 ovos
  • 6 colheres de sopa  de tapioca
  • 6 colheres de sopa de água
  • 1 posta de salmão cozida e lascada
  • 1 punhado grande de folhas de espinafres (pode também usar, rúcula, mostarda, a florzinhas do brócolos, o que você quiser!)
  • pitada de sal
  • Pimenta preta moída na hora
Salteie as folhas de espinafres no wok num pouco de azeite aromatizado com gengibre ralado. Quando pronto, reserve.
Pre aqueça o forno a 250º e separe os ingredientes.
Numa tigela, junte os ovos, a tapioca e a água e bata a mistura com um garfo até que fique homogénea. Junte o salmão lascado e os espinafres.
Vá colocando a misture em forminhas. tanto pode ser de papel ou as famosas  de silicone, estas não precisa untar com gordura. Eu para dar um efeito mais artístico cortei quadrados de papel vegetal e forrei uma forma tradicional de muffins.
Ainda ralei um pouquinho de queijo Emmental para gratinar! (simplesmente porque adoro) ;-)

Leve ao forno até os muffins crescerem e dourarem um pouquinho em cima.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Simplesmente Cristina faz show cocking na Escola Secundária Oliveira Júnior



Ontem, tal como em muitas escolas comemorou-se o dia mundial da alimentação!

Na minha escola, EBS Oliveira Júnior, foi-me lançado o desafio de apresentar uma ementa saudável, completamente sem sal e com o recurso a ervas aromáticas e especiarias com propriedades medicinais.
O desafio foi de imediato aceite e mãos à obra….
Da ementa apresentada constava:
- Almôndegas de grão de bico, com vegetais e batata-doce;
- Quiche de Millet
-  Salteado de vegetais frescos com millet, feito no wok na hora do almoço;
- Bolo de cardamomo, sem qualquer tipo de gordura
- Bolo de nozes também este sem gordura ou leite adicionados


A receita que vos deixo é a que foi a confecionada na hora como sugestão de uma refeição rápida e saudável.

Salteado de Millet


Cozi o millet de véspera, em água e durante 10 minutos ( 1 parte de millet para 3 de água). Temperei com tomilho limão e Ras el Hanout (mistura de especiarias proveniente de Marrocos) .
Passei por água fria. Escorri. Reservei.
Piquei: bróculos,  couve-flor, pimento laranja, cenoura e courgette. Reservei.
Fiz um refogado em azeite com gengibre ralado, aipo picado e o meu Caril de Madras (mistura apresentada no post anterior). Deixei que os aromas se libertassem e juntei uma cebola cortada em gomos finos. Salteou até a cebola ficar transparente e adicionei os legumes picados. Salteei durante os minutos, juntando mais um pouco de azeite.  Polvilhei o salteado com sementes de sésamo e chia.
Misturei aos legumes  o millet. Deixei no lume mais uns  minutos.
E foi servido a quem quis provar …..até acabar !
Em meu nome e do Blog obrigada a todos os que vieram comemorar este evento comigo!
Os créditos das fotos vão para Tozé Regalado

domingo, 16 de outubro de 2016

Chamuças de vegetais


Como prometido venho dar sequência a um post que escrevi a alguns anos sobre caril. aqui – Lemon Rice Massala, um caril que aprendi a fazer na viagem que fiz à Índia.

O Caril de que vos falo hoje é o Caril de Madras – No entanto relembro que os pós que por ai se compram nos supermercados apenas com a designação de caril em nada tem a ver o que um caril é de facto. Trata-se apenas de uma designação comercial para uma mistura de pós. Um caril a serio é feito com especiarias em grão que são tostadas e depois sim trituradas e enriquecidas com um óleo, para lhe perlongar a vida aromática. Mas felizmente já existem e de acesso fácil boas misturas ou pastas de Caril e Massalas.

Hoje em dia, com a falta de tempo das donas de casa, e, talvez, com alguma oportunidade comercial, já aparecem Pós de Caril indianos: só que predestinados ao uso em certos pratos, e não como tempero universal, tenham consciência deste facto!

Quando se fala de Caril de Madras – trata-se de caril picante, com a designação da cidade indiana doente provem – Madras.  Na generalidade e pode ser adquirido dependendo da marca pelo seu nível/índice de picante. Eu pessoalmente prefiro os menos picantes, pois permite-me tirar mais partido da riqueza dos sabores dos ingredientes confecionados.

Na composição do caril de Madras entram os seguintes ingredientes: sementes de coentros, Curcuma (açafrão das índias), Sementes de Cominho, Grãos de Pimenta Preta, Gengibre, Piripiri, Sementes de Feno Grego, Cardamomo preto, Noz Moscada, Sementes de Mostarda da Índia e cravinho.

Para hoje apresento-vos  uma entrada, deliciosa cujo o recheio é única e exclusivamente temperado com este caril de Madras (sem adição de sal).




Chamuças verdes de vegetais

As chamuças vegetarianas podem também ser feitas com antecedência e congeladas. São uma entrada deliciosa para festas ou um petisco perfeito!


Para a massa (pode usar massa filo, já pronta que se adquire em qualquer supermercado)

  • 200 g de farinha de trigo normal sem fermento
  • 1/4 colher (chá) de sal
  • 1 ovo, batido
  • 1/2 chávena (80 ml) de leite morno
  • 2 colheres (chá) de manteiga derretida
  • 1/8 colher (chá) de vinagre
  • 2 colheres (sopa) de manteiga derretida ou quanto baste
  • 2 colheres (sopa) de Puré de espinafres cozidos

Sobre uma bancada polvilhada, peneire a farinha de trigo junto com o sal. Junte a farinha como se fosse um monte e faça um buraco no meio. Nesse meio, coloque o ovo batido misturado com o leite morno, 2 colheres de chá de manteiga derretida e o vinagre e. Dependendo da farinha, talvez seja necessário acrescentar mais leite.

Com os dedos, misture os ingredientes, começando de fora para dentro. Quando estiverem bem misturados, sove a massa até que não grude mais na bancada e esteja brilhante e maleável. Pincele a massa, que deve estar no formato de uma bola, com as 2 colheres de sopa manteiga derretida restantes. Cubra a massa com uma tigela aquecida virada de cabeça para abaixo e deixe-a descansar durante 30 minutos a 1 hora.

 Abra a massa sobre a bancada e deixe-a na espessura mais fina possível. Passe a massa para uma mesa. Delicadamente, comece a esticar a massa do centro para fora, tentando não rasgá-la. A massa deve esticar até aproximadamente 1 metro quadrado. A parte da borda da massa é mais pesada e vai esticar conforme você trabalha a massa. Se as bordas ficarem mais grossas, corte-as fora. O truque é esticar a massa sobre um pano ou papel vegetal.



Recheio de vegetais:





    2 colheres de sopa de azeite

    1 cebola, picada

    1 colher de sopa de caril  de Madras

    1 dente de alho, esmagado

    225 g de batata doce, cortada em cubos

    100 g de ervilhas congeladas, descongeladas

    100 g de cenoura cortada aos cubinhos pequenos

     100 g de milho

Esta é a minha lista de vegetais, mas pode usar outros como a courgete, o espinafre, etc..      

   



PREPARAÇÃO DAS CHAMUÇAS VEGETARIANAS



- Para fazer o recheio, aqueça o óleo numa caçarola. Junte a cebola e salteie, mexendo frequentemente, durante 1-2 minutos até ficar translucida. Adicione o caril e o alho e cozinhe durante 1 minuto.



- Acrescente as batatas e cozinhe em lume brando, mexendo frequentemente, durante 5 minutos até começarem a ficar macias.



- Introduza as ervilhas e as cenouras e cozinhe durante mais 3-4 minutos.



- Disponha as folhas de massa filo sobre um balcão limpo e dobre cada uma ao meio longitudinalmente.



- Coloque 2 colheres de sopa do recheio de legumes numa das extremidades de cada folha de massa dobrada. Dobre um dos cantos para fazer um triângulo. Continue a dobrar dessa forma para fazer um invólucro triangular e sele as extremidades com água.



- Repita o processo com a massa restante até o recheio acabar.

Disponha as Chamuças num tabuleiro forrado com papel vegetar e untado com azeite  e disponha as Chamuças, pincele estas com azeite e leve ao forno a assar.



Deliciem-se e boa semana para todos!