Para não ofender os mais puristas que iram dizer que tiramisu é uma sobremesa italiana e mundialmente conhecida, alerto que optei pela designação de tiramisu (que traduzido em português significa "tira-me por baixo"), porque se trata de um prato em camadas e que deve ser servido justamente dessa forma!
Este tiramisu salgado resultou do aproveitamento de uns legumes salteados com caril que havia preparado no dia anterior e um puré de batata do almoço.
Num prato coloque filetes de peixe da sua preferência e tempere-os ligeiramente com sal, pimenta, alho e sumo de lima, deixe marinar pelo menos 30 minutos.
Os legumes foram preparados da seguinte forma: cortar em rodelas finas alho francês, cenoura, cebola e couve (eu utilizei chinesa) e brócolos cortados em ramos pequenos. Ir juntando os legumes ao wok previamente aquecido com um fio de azeite, pela seguinte ordem: Alho francês e a cebola, deixar estalar um pouco e juntar a cenouras, a couve e os brócolos. Temperar com caril indiano (preferencialmente um garlic massala, se o conseguir), evite utilizar os caris das marcas que habitualmente encontra nos supermercados (marcas brancas e da Margão) e compre um que também existe nas grandes superfícies, mas que se encontra na secção das "comidas do mundo".
Polvilhe com coentros picados e flor de sal e agite o wok para misturar. Quando os legumes estiverem cozinhados mas ainda meio durinhos, retire do lume e reserve.
Prepare um puré de batata como normalmente o faz.
No tabuleiro de forno que seja relativamente fundo coloque uma camada de puré de batata (não muito expeça), sobre esta camada disponha os filetes. Cubra tudo com os legumes e polvilhe generosamente com queijo ralado.
Leve ao forno quente, a gratinar o queijo e cozinhar o peixe.
Sirva este gratinado tirando uma fatia "por baixo" ou seja apanhando todas as camadas!
Sem comentários:
Enviar um comentário