A alguns dias a dias atrás fiz couves com bacalhau como manda a tradição natalícia, porque esse era o desejo da minha mãe que me tinha vindo visitar por uns dias. Mas como por estes recantos todos são fãns da famosa "roupa velha"...
Decidimos preparar o jantar de bacalhau com couves em dosagem digna de quem tem mais olhos que barriga, para no dia seguinte fazer a tradicional roupa velha ou farrapo velho como é mais comum designar-se por estas terras.
No dias seguinte ao preparar o jantar e após já ter lascado o bacalhau e cortado as couves, lembrei-me .....e porque não juntar cubinhos de broa a esta miscelânea de bacalhau e couves e levar a gratinar no forno em vez de prepara na frigideira.
E assim nasceu um bacalhau que se revelou aromático e que em minha opinião resultou divinamente e nada ficando a dever ao seu primo roupa velha.
Lascar bacalhau cozinho e mistura-lo com couves "penca" ou Portuguesa cozidas e cortadas grosseiramente.
Numa frigideira grande, verter azeite de boa qualidade em quantidade generosa, e juntar alguns dentes de alho esmagados. assim que começar a fervilhar e a libertar o aroma do alho acrescente cubinhos de broa e mexa vigorosamente, de forma a fritar um pouco o pão, mas não o queimar.
Seguidamente incorpore a mistura do bacalhau com as couves e porvilhe com salsa fresca picada.
Incorpore tudo e verta esta mistura recipiente que possa ir ao forno e regue com mais um pouco de azeite. Leve a forno previamente aquecido até as pontas ficarem ligeiramente tostadas.
Deliciem-se .
4 comentários:
pelo aspecto, tenho a certeza que sim...nada ficou mesmo a dever...deve estar muito saboroso
beijinhos e BFS
Bom dia Amiga!
Gosto imenso de roupa velha, me tràz lindas recordações.
Ficou com optimo aspecto, gostei muito da apresebtação, parabens
Beijinhos
Obrigada pelas palavras simpáticas.
Um beijo grande e votos de bom fim de semana às duas :-)
Eu fiz, amiga. Ficou uma delícia! :))
Enviar um comentário