quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Petisco para todos

Há dias em que o trabalhos esgota as energias por completo, e quando se chega a casa só se pensa em coisas reconfortantes, que nos animem a alma e capazes de incutir um sorriso em nós próprios.
Na semana passada aconteceu-se isso e quando entrei em casa e pensei no que haveria de preparar para o jantar, senti-me esgotada. quando abri o frigorífico e vi uma embalagem de moelas que havia adquirido no dia anterior, lembrei-me dos petiscos das tabernas e tascas que dominam o nosso Portugal. 
Ao reler alguns posts do blog Outras comidas do L. Pontes, sobre cozedura lenta, recordei-me das moelas que o meu pai preparava que estavam ali tempos infinitos a cozer lentamente, até ficarem tenras e com molho espesso e de paladar apurado. E assim me lancei na preparação das moelas com cerveja, já cheia de energia e alegria.


Moelas com Cerveja




Piquei cebola rocha e alhos para dentro de um tacho, no qual já tinha colocado uma colher de sopa de banha de porco e louro. deixei estufar a cebola, sem queimar e acrescentei as moelas depois de limpas e lavadas e umas tiras de bacon picadas. Mexi e deixei as moelas ganhar cor.
Juntei ao estufado anterior uma colher de mostarda à antiga, uma lata de tomate frito e reguei com uma cerveja preta (33cl) e um pouco de vinagre balsâmico.  Reduzi o lume para o mínimo e deixei cozer lentamente por 2 horas (se verificar que o estufado fica muito seco acrescente mais cerveja ou caldo de aves).

No final temperei com sal,  pimenta moída no momento, endro seco e salsa fresca picada. Deixei apurar os sabores por mais algum tempo e servi.
Nas tascas, estes petiscos eram e em alguns casos ainda são servidos com pão de excelente qualidade. eu na falta de uma boa broa do Norte, fiz torradas com pão de Mafra e um arroz basmati branco.
Espero que se deliciem tanto quanto a nós cá em casa!

4 comentários:

Tuquinha disse...

e que pensamento delicioso tu tivestes...a julgar pela imagem, hummmmmmmmmm
Beijinhos

Beth disse...

hummmm... jà concordo com a Tuquinha, é divinal, adoro moelas e esse molho hummm està mais que delicioso so falta um bocado de pão para molher nele....

Bjs

rita disse...

Ai ai ai, enesta menina é um espanto! Vou experimentar. Obrigada! :-) ***

rita disse...

Ai ai ai, enesta menina é um espanto! Vou experimentar. Obrigada! :-) ***