segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Sabores a Outono

Outono
Tarde pintada
Por não sei que pintor.
Nunca vi tanta cor
Tão colorida!
Se é de morte ou de vida,
Não é comigo.
Eu, simplesmente, digo
Que há fantasia
Neste dia,
Que o mundo me parece
Vestido por ciganas adivinhas,
E que gosto de o ver, e me apetece
Ter folhas, como as vinhas. 
       Miguel Torga

 Nestes dias de chuva e folhas caídas que se arrastam com a água em direcção às sarjetas, apetece fazer um cozinhar aromas outonais!

Pernil de Porco assado  com marmelos, em banhos de aguardente bagaceira

Pegue num pernil de porco e dê-lhe uns golpes em toda a volta. Tempere-o com uma mistura pastosa feita com: sal, alho esmagado, cebola picada e esmagada, colorau, pimenta para bife, louro, tomilho seco, manjerona e salsa fresca.  Deixe repousar algum tempo para ganhar sabor.

Entretanto aqueça o forno.
Lave bem marmelos, e cote-os em quartos como se tratasse de maçãs. distribua os marmelos pelo fundo de um tabuleiro e castanhas já peladas. Tempere com um pouco de sal.  
Deite o pernil em cima dos frutos e regue tudo com um bom copo de aguardente bagaceira (eu utilizo caseira, confeccionada por um tio meu num alambique comunitário na freguesia de Casegas - Serra da Estrela), se tiver por perto espalhe umas bagas de zimbro, coloque estrategicamente pedaços de banha de porco. Leve a assar no forno já quente e de vez em quando vire a carne e mexa os frutos.

Boa semana a todos.

3 comentários:

Mónica Pinto disse...

Olá Cristina ,
Antes de mais quero dar-lhe as boas-vindas a este mundo das cozinhas virtuais e agradecer-lhe as doces palavras que me deixou.
Esta postagem não podia começar melhor, também eu gosto muito das palavras de Miguel Torga e a receita parece-me óptima, original e ao mesmo tempo bem portuguesa nos produtos que usa. Uma receita ideal para um dia de Outono!
Beijinhos

Tuquinha disse...

Assim sim....aprende-se alguma coisa...cozinhas lindamente.
Por ai e após estas belas refeições nunca sobra nada?
bjo

Cristina Antunes disse...

por vezes sobra claro :)
só terás que orientar o teu GPS para o Sul em direcção a São João da Madeira.

Mas por falar em aprender!! o teu licor de Romã também está a deixar-me tentada, assim como este ultimo bolo que publicaste:
BETERRABA E CACAU. Também muito inspirador :-)