sábado, 28 de maio de 2011

Feijoada de Bacalhau

Fusão de sabores para criar perfumes antidepressivos !



Feijoada de Bacalhau

3 postas de bom bacalhau demolhado;
1 Cebola grande picada;
2 dentes de alho picados;
1 Cenoura grande descascada e cortada às rodelas;
1 naco de barriga de porco defumada, partido aos cubos;
1/2 Chouriço de carne de boa qualidade (importante, senão estraga o preparado);
Feijão franco cozido;
1/2 Pimento vermelho cortado aos pedaços;
2 Tomates maduros cortados aos pedaços;
1,5 dl de vinho branco maduro; 
Azeite;
Algas Kombu demolhadas, (apenas um punhado) ;
Coentros frescos picados;
Pão ralado misturado com alho e salsa;
Sal e pimenta rosa moída na altura.

Comesse por meter o bacalhau numa panela com um pouco de sal (se necessitar) e cubra-o com água fria. Leve ao lume moderado para que coza, mas sem nunca deixar ferver a água. Para isso mantenha o tacho destapado. Esta operação deve demorar 15 aproximadamente dependendo da espessura das postas do peixe. Findo isto, retire o bacalhau da água e deixe arrefecer antes de o limpar de peles e espinhas e o desfazer em lascas grossas. Reserve a água da cozedura.

Deite a cebola e alho dentro de um tacho  largo com um pouco de azeite no fundo. Leve ao lume para refogar. Junte 1 folha de louro, a cenoura e a barriga de porco e deixe saltear em lume vivo. Acrescente o tomate e pimento. Mexa e regue com o vinho branco e misture as algas escorridas. Tape o tacho, reduza o lume para o mínimo e deixe cozer lentamente. Se estiver em vias de agarrar ao fundo regue com um pouco do caldo da cozedura do bacalhau.
Junte o Bacalhau, o feijão e o chouriço e envolva tudo no estufado anterior. Polvilhe com os coentros e pimenta rosa moída na altura. Retifique de sal se necessário.
Deite o estufado uma assadeira grande e polvilhe abundantemente com o pão ralado e leve ao forno pré-aquecido para gratinar.
Sirva com um arroz Thai soltinho.


4 comentários:

Unknown disse...

Uma delícia que aqui nos coloca e eu adoro bacalhau...está excelente a sugestão...a anotar para a proxima...votos d eum bom fim de semana e um bj

Isabel Salvador disse...

bela feijoada amiga adoro de bacalhau...bjokinhass

Paulo Palha Lagoa disse...

Desculpe cara Cristina, "cubrir" verbo e não cobrar... Deixe-me dizer que é uma pena na sua página existirem estas falhas, pois a forma como se expressa é muito boa e clara, por isso a felicito. Cumprimentos.

Cristina Antunes disse...

Sr Paulo,

Agradeço o seu comentário e farei as retificações sugeridas.

No entanto informo que o blog está encerrado e não prevejo continuidade.

Na altura que o criei, estava previsto existir uma pessoa que ficaria responsavel pela revisão dos textos. Mas infelizmente não chegou a acontecer. E com o passar dos tempos também me afastei porque a gastronomia e cozinha para mim são uma Paixão (amor mesmo) e não quero ser confundida com modas e ondas em que todos agora acham bem dizer que apreciam comida e cozinhar, apenas porque é essa a onda social!

Cumprimentos

Cristina Antunes