terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Arroz de Grelos - Arroz de Netos


2017 começou cheio de pressa …….repleto de planos e perspetivas para o blog que em termos de workshops passa a chamar-se "Vegetariano Facil".
Mas um tragédia familiar fez  com tudo subitamente ficasse em suspenso...fiquei sem pernas, sem vontade de viver e de ser....quando perdemos a nossa Mãe, perdemos o chão, o porto seguro, o nosso ponto de referencia. 
Já passou um mês, a dor da perda não diminui, mas a racionalidade instiga em seguir em frente e retomar os projetos.... em breve volta a haver workshops que serão anunciados via facebook, como habitualmente em colaboração  com as entidades envolvidas.
Para hoje trago uma proposta de arroz de grelos - Arroz de Netos, como é a forma como é conhecido nos meandros gastronómicos. A proposta que trago é uma receita adaptada de uma que aprendi há muitos anos com o Chef Silva e a sua Teleculinária. A minha versão é vegan!
 
Via IOS
Arroz de Netos 

 Numa frigideira funda com tampa, faça um estrugido (refogado), com azeite e cebola, quando a cebola estiver transparente acrescente alho picado e uma folha de louro. Deixe puxar um pouco antes de acrescentar meio pimento vermelho cortado em cubos e 2 dois tomates frescos, igualmente cortados em cubos. Deixe cozinhar com a frigideira tapada. Quando esgotar todo o liquido, acrescente água morna ( 3 vezes a medida do arroz que vai utilizar), e tempere com sal, pimenta, coentros em pó e cravinho em pó.
Quando a agua começar a ferver junte os grelos de couve, escolhidos e bem lavados. Deixe cozinhar durante 10 minutos. Passado esse tempo, acrescente o arroz que deve ser de grão curto (carolino ou arbóreo). Deixe cozinhar o arroz durante 12 min. Polvilhe com salsa picada antes de servir.
para tornar uma refeição mais completa, pode acrescentar grão de bico ou feijocas, minutos antes de colocar o arroz.

Boa semana para todos!   

Sem comentários: